Efeito rebote: dicas para manter o peso perdido

Efeito rebote: dicas para manter o peso perdido

Algumas pessoas acham difícil perder alguns quilos, um esforço que muitas vezes é ofuscado pela rápida recuperação do peso perdido.

Por Javiera Arrate / @ javiarrate
O efeito rebote é ganhar muito peso depois de ter feito uma dieta específica. Isso acontece por diferentes causas e comportamentos, como idade, estilo de vida, atividade física e hábitos que temos.

O site salud180.com explica que perder peso é mais complicado com a idade, porque o metabolismo é mais lento e temos cada vez menos tempo para se exercitar.

Uma das principais causas do ‘efeito rebote’ são as chamadas dietas expressas, com as quais conseguimos perder peso em um curto período de tempo, mas elas são tão rigorosas que não podemos mantê-las ao longo do tempo.

Por isso, uma das principais recomendações é estar longe de dietas rotuladas como ‘milagrosas’ e com ingestão calórica excessivamente restrita. Lembre-se que o ideal é consumir cerca de 1.200 calorias por dia.

Chaves para evitar rebote
bounce1. Siga uma dieta focada em manutenção, para que não seja tão difícil de manter. A recomendação é comer de forma saudável e equilibrada. É importante saber que, se você não realizar uma dieta de manutenção, haverá 80% de chance de ganhar peso.

2. A atividade física é uma das chaves que você deve seguir ao pé da letra. Recomenda-se fazer exercícios três vezes por semana e caminhar diariamente para manter seu peso ideal.

3. O efeito rebote ocorre mais provavelmente em pessoas que perderam drasticamente o peso, razão pela qual especialistas recomendam perder peso gradualmente e fazer uma dieta razoável. A recomendação é evitar dietas instantâneas.

Leia também: Womax funciona

4. O ideal é que quando você faz dieta você aconselha um nutricionista, a fim de avaliar qual é a melhor maneira de perder peso de acordo com o seu caso.

5. Não copie a dieta que foi servida por alguém que você conhece, uma vez que todas as pessoas têm diferentes estruturas e necessidades, por isso é preferível que você siga um plano de dieta personalizado.

6. Durante a sua dieta, não pule nenhum alimento e respeite os horários. Temos a tendência de pensar que, se pularmos uma refeição, perderemos peso, porque acreditamos estar economizando essas calorias. Mas isso não é assim, porque quando deixamos um espaço sem comer, nosso corpo fica parcimonioso e armazena reservas de gordura, além disso, a sensação de fome aumenta e nos sentiremos como comer porções maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *